A Necton situa-se em Belamandil.
Sabia que Belamandil tem uma lenda?
Na aldeia de Mandil, em tempos de outrora, por lá viveu num castelo dourado, à beira mar, uma mourinha que sofreu de muita desgraça. Do seu castelo dourado, que era uma estrela do céu, desceu à terra e perdeu-se …
Encarcerada no castelo, qual tesouro a esconder de todos, a bela mourinha era como um prémio que o seu pai a ninguém deixava ver com receio que outra gente lhe desse mais amor do que ele próprio … Contudo um forte e ousado jovem desceu por uma escada de ouro e a mourinha, sozinha como estava, logo que o viu … perdeu-se de amores!
Já com a linda infanta nos seus braços, o príncipe cristão voltou a subir pela mesma escada que havia utilizado para descer. Quando Fahtma (a mourinha) e ele iam já tocando as estrelas, o pai da princesa, que era filho de Állah, destrói o sonho de ambos, tendo convertido o casal de namorados em pó.
Porém, diz-nos a lenda que, no sítio onde havia sido edificado o castelo, logo apareceu um ribeiro seco e, claro, tudo quanto era flor ou planta definhou! Com o decorrer do tempo, apareceram as chuvas, os ventos, as tempestades do céu reclamando por quem havia morrido na defesa de um grande amor. O rouxinol perdeu o seu canto, as rosas o seu perfume e todos quanto lá vão choram.
O lugar que se chamava Mandil passou-se a chamar de Bela Mandil em homenagem à sua mourinha que viveu, sofreu e morreu de amores.
Atualmente, é onde se localiza a Necton… um jardim repleto de flores de vários tons, pássaros e outras aves cantantes.
Baseado em “Lendas e Gastronomia Olhanenses”
A nossa localização deu origem à marca belamandil
Uma gama com design contemporâneo, aliado a materiais totalmente amigos do ambiente, que ao mesmo tempo permitem a sua reutilização. Completa-se com as nossas três tipologias de sal marinho tradicional: Flor de Sal, Sal Marinho Tradicional e Sal Marinho Tradicional Fino.