RIA FORMOSA

A Ria Formosa é um vasto ecossistema que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros, com uma largura máxima de cerca de 6 Km. Esta zona protegida, considerada Parque Natural é protegida a sul pelo Oceano Atlântico e a norte é recortada por salinas e pequenas praias arenosas.

 

A Salinicultura tradicional é uma atividade económica sustentável, amiga do meio ambiente onde as salinas fazem parte de um ecossistema que integra micro-algas, flora halófita e avifauna variada.

 

A vegetação dos muros das salinas proporciona condições para a nidificação, proteção e alimentação de várias aves aquáticas e estabiliza os tanques das salinas.

recentemente eleita como uma das 7 maravinhas naturais de portugal

É uma das três áreas protegidas que, definitivamente, embelezam e torna único o enquadramento da Necton. Trata-se de um sistema lagunar em permanente mudança, devido ao contínuo movimento de ventos, correntes e marés.

a localização

Classificada como Parque Natural desde 1987, tem uma área de cerca de 18 mil hectares, e encontra-se protegida do mar por cinco ilhas-barreira e duas penínsulas.

 

É uma zona húmida de reconhecido valor internacional e um habitat privilegiado. De salientar, ainda, a sua importância sócio-económica devido à grande riqueza e diversidade de peixe, marisco e bivalves, sustentada pela zona de reprodução e alimentação destes animais: um autêntico viveiro natural. 

Mesmo no seio da Ria Formosa, entre Olhão e Faro, encontra-se a Necton, em Belamandil.

Como é fácil perceber, temos uma localização privilegiada e identificamo-nos, claramente, numa filosofia de preservação do meio natural, da biodiversidade e da defesa do património natural.

Cofinanciamento