PEGADA ECOLÓGICA

A Necton tem vindo a encarar a inserção de práticas de gestão voltadas para o aprimoramento do desempenho ambiental da empresa e dos seus produtos como um fator estratégico muito relevante. Em consonância com a esta filosofia, viu aprovado no 2008 o projeto “ECOSALT – Rotulagem ecológica do sal marinho tradicional e da flor de sal” no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME do Quadro Estratégico Nacional (contrato nº2008/2038).

Através da contabilidade ambiental, a Necton pretendeu identificar, intervir, potenciar ou minimizar os impactos ambientais positivos / negativos que advém naturalmente da sua atividade produtiva. Os resultados do projeto ECOSALT encontram-se aqui resumidos, no entanto, para mais informações, visite o site oficial  – ECOSALT.

EcoSalt Org

O rótulo ecológico e a determinação dos impactos ambientais

No âmbito do projeto ECOSALT foram desenvolvidos rótulos ecológicos para os produtos alimentares “sal marinho tradicional” (SMT) e “flor de sal” (FS) recorrendo à determinação dos impactos ambientais através de duas metodologias distintas, Life Cycle Assessment (LCA) e Ecological Footprint (EF). Fruto da aplicação das duas metodologias foram obtidas várias conclusões:

Tanto o SMT com a FS foram caracterizados como “eco-friendly”, pois as pegadas são relativamente mais reduzidas quando comparadas com os seus congéneres vulgares;

Da aplicação da metodologia LCA, conclui-se que: i) o impacto ambiental de SMT é inferior ao impacto ambiental da FS em mais de 20 temas e indicadores; ii) dentro de cada processo produtivo, o embalamento é o que contribui mais para o impacto ambiental final, sendo que na produção de SMT contribui com 76% e na produção de FS contribui com 68%. Mais ainda, o material das embalagens é o responsável por cerca de metade do impacto ambiental do processo de embalamento; iii) o transporte dos produtos tem um impacto extraordinário de cerca de 90% para o impacto ambiental total, bem mais do que o processo produtivo per se;

Promover e proteger a saúde e segurança dos nossos colaboradores, através da adoção de medidas que minimizem os riscos que possam resultar da execução de todas as suas atividades e assegurando a disponibilidade de meios adequados para a sua implementação.

Os impactos ambientais da produção de SMT foram ainda comparados aos impactos da produção de sal marinho resultante da evaporação forçada de água do mar, através da queima de gás natural, apresentando impactos ambientais inferiores;

A aplicação da metodologia EF permitiu evidenciar que a pegada ecológica equivalerá, neste caso, à pegada de carbono, uma vez que os impactos das emissões de carbono têm muito mais peso que os impactos resultantes da ocupação das terras;

As mensões ambientais incluídas no rótulo ecológico são:

Grafico EcoSalt

A comunicação subjacente ao rótulo ecológico

A comunicação dos impactos ambientais num produto “eco-friendly” é um factor essencial para a decisão no acto de compra. Se o consumidor estiver informado que no preço está incluído um contributo para a preservação de práticas ecologicamente sustentáveis, muitos mostrar-se-ão disponíveis para a compra.

A comunicação ambiental foi um ponto fulcral ao longo do projeto ECOSALT, já que permitiu, e permitirá, aumentar a notoriedade da empresa e a credibilidade dos produtos, constituindo-se como uma driving force interna para a melhoria da eficiência energética da actividade.

Cofinanciamento Portugal 2020