ingredientes
1 pato
1 boa pitada de pimenta
Sal marinho tradicional Marnoto q.b.
5 dentes de alho
1/2 c. chá de alho moído
1 limão, pequeno
1 laranja, pequena
60ml de mel
40ml de vinagre balsâmico
Piripiri moído ou flocos de malagueta q.b.
500g de ervilhas tortas
Preparação
1 Comece por lavar o pato, por dentro e por fora, com água morna.
2 Com uma faca afiada, faça cortes na pele do peito do pato, formando losangos (isto fará com que o tempero entranhe melhor na carne).
3 Tempere o pato, por dentro e por fora, com sal, pimenta e malagueta.
4 Pique os dentes de alho e um dos limões, colocando-os no interior do pato (o limão serve apena para dar sabor, não será comido depois do pato estar assado).
5 Coloque o pato num recipiente, com o peito para cima, e ate as pernas com um cordel. Pincele com o sumo da laranja (reserve uma colher de sopa de sumo) e polvilhe com o alho moído, cubra com película aderente, e leve ao frigorifico durante a noite.
6 No dia seguinte, transfira o pato para um tabuleiro com grelha (este tipo de tabuleiro fará com que o excesso de gordura escorra), com o peito para cima e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 1 hora. Após este tempo, vire o peito de pato para baixo e asse por mais 40 minutos.
7 À parte, misture o mel com o vinagre balsâmico e uma colher de sumo de laranja. Pincele o pato com esta mistura e deixe assar por 15 minutos, vire o pato e pincele novamente. Asse mais um pouco e vá virando e pincelando até gastar todo o molho.
8 Enquanto isto, lave as ervilhas tortas e coza-as a vapor temperadas com sal.
9 Após o pato assar, retire-o do forno e deixe-o repousar 10 minutos antes de o fatiar.