A Necton, Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, SA considera que só através da Excelência em todas as áreas, pode alcançar o nível mais elevado de satisfação dos seus Clientes. Neste sentido, os princípios da gestão da qualidade e da segurança alimentar são parte integrante da gestão da empresa e são aplicados transversalmente em todas as suas atividades e por todos os colaboradores.
Deste modo, a Necton, SA mantém um sistema integrado de políticas, procedimentos e instruções de trabalho que sustentam os fundamentos de todas as suas atividades e satisfazem os requisitos das Normas NP EN ISO 9001:2015, BRCGS – Norma Global de Segurança alimentar.
Temos como missão colocar no mercado produtos e serviços inovadores que resultem de conhecimentos marinhos Científicos e Tecnológicos. A nossa vocação assenta na exploração integrada e sustentável de salinas através da produção de sal tradicional, microalgas e do aproveitamento de outros recursos dessa envolvente.
A nossa visão é procurar ser uma referência europeia nas nossas áreas de atividade e, simultaneamente, um polo regional de desenvolvimento económico, ao assumirmos a excelência como objetivo para todos os nossos produtos e serviços.
Os nossos valores refletem-se na condução de uma estratégia que passa, e passará sempre, pela ética e integridade nos negócios e pelo profissionalismo nas parcerias com os clientes, consumidores, fornecedores e sociedade em geral. Procuramos manter uma relação estreita com a comunidade, fomentando e participando em projetos de interesse geral, particularmente os de caráter social e salvaguarda ambiental.
Compreender e satisfazer as necessidades dos nossos clientes, cumprindo os seus requisitos e procurando sempre superar as suas expectativas.
Reconhecer que as pessoas, a todos os níveis, são a essência da empresa, envolvendo-as no atingir de objetivos e estimulando o seu envolvimento e empenho no desenvolvimento, consolidação e melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão promovendo, simultaneamente, a sua formação e realização pessoal.
Promover e proteger a saúde e segurança dos nossos colaboradores, através da adoção de medidas que minimizem os riscos que possam resultar da execução de todas as suas atividades e assegurando a disponibilidade de meios adequados para a sua implementação.
Sensibilizar todos os intervenientes para a preservação do meio ambiente e utilizar racionalmente os recursos naturais, adotando práticas e metodologias que permitam prevenir e minimizar possíveis impactos negativos.
Adotar boas práticas de fabrico, aplicar sistematicamente a metodologia HACCP e cumprir requisitos legais e normativos, de modo a garantir a inocuidade e segurança de todos os nossos produtos.
Garantir a autenticidade dos seus produtos através da utilização de matérias-primas e materiais de embalagens não adulterados e da alegação de características lícitas, precisas e verificadas.
Cumprir com os requisitos aplicáveis à atividade (legais, regulamentares e outros) particularmente os associados à segurança alimentar, ambiente e higiene e segurança no trabalho.
Estabelecer relações de parceria e mutuamente benéficas com fornecedores aumentando a capacidade de ambos criarem valor
Melhorar continuamente o desempenho e estabelecer objetivos alinhados com o nosso compromisso de modo a garantir sempre a excelência dos nossos produtos e serviços.
Criar valor acrescentado para os nossos acionistas através de uma gestão transparente e suportada em decisões tomadas com base em factos.
De forma a dar cumprimento às normas, de qualidade e segurança alimentar, a Necton definiu critérios para a avaliação e aprovação dos seus fornecedores e prestadores de serviços, dependendo do risco do produto/serviço a fornecer. A avaliação inicial e reavaliações anuais baseiam-se em critérios tais como: preço, condições de pagamento, prazos de entrega, serviço de apoio ao cliente, condições de transporte, qualidade geral/segurança alimentar e certificações.
Numa perspetiva de melhoria contínua, caso os fornecedores solicitem informação acerca da sua avaliação, a mesma ser-lhe-á disponibilizada, sem prejuízo da comunicação contínua relativa a eventuais incidentes.